27 de fevereiro de 2013

Pleurotus Ostreatus, Cogumelo Ostra

Pleurotus Ostreatus, o Cogumelo Ostra

O cogumelo quando maduro apresenta um chapéu em forma de concha com uma cor que varia do beije a cinzento-escuro, possui um pé lateral e normalmente frutificam agrupados em cacho. 
O seu tamanho varia de 5 - 20 cm de diâmetro, com um aroma e textura bastante agradáveis.


Possui propriedades redutoras do colesterol, devido à Lovastatina, ainda menos estudadas estão as suas propriedades anti-tumorais.


É facilmente encontrado na natureza em troncos de árvores debilitadas ou mortas, geralmente folhosas, tem no Outono a sua principal época de frutificação. Comum nas nossas florestas.


Espécie de fácil cultivo por se desenvolver numa grande diversidade de matérias-primas, é a 3ª espécie mais cultivada em todo o mundo. 

Pode ser cultivado em sacos de substrato, em canteiros ou em troncos de madeira. Podendo comprar-se em vários locais, entre eles, via Internet, a loja do Jardicentro

Numa altura em que grande parte dos portugueses estão à procura de oportunidades de negócio, podem sempre aprender com os Saco Kit de Cultivo pronto a Produzir , o Spawn ou Micélio em Grão e Pellets ou Cavilhas Inoculadas com Esporos e posteriormente enveredar, com os apoios do PRODER, na produção industrial/comercial de cogumelos.

Há muito que queria ver com os meus próprios olhos este tipo de Kits. Na semana passada uma amiga falou-me que tinha encomendado a um vizinho um destes sacos, claro está que nem olhei para trás e encomendei também um.

Dei-o à minha amiga/colega Amélia que fará o favor de acompanhar todo o processo de produção que aqui documentarei.

2 comentários:

  1. bom dia,
    O seu site é de muita qualidade.
    Pergunto-lhe se dispõe de esporos de cogumelos ostra, porque já tenho o substrato necessário.
    Obrigado,
    Rui Ramos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui, respondendo, ainda que tarde, à sua questão, infelizmente não tenho, terá de tentar num laboratório sei que há vários e um dos maiores lá para os lados de Paredes.

      Cump.
      Paula Tomaz

      Eliminar