18 de maio de 2013

Fertilizante Natural

Esta manhã fui à procura de Urtigas, para fazer um fertilizante natural/biológico. 

                                                    
Este fertilizante será usado em fertirrigação, isto é será usado na rega das plantas a horta e ao mesmo tempo irá fertilizá-las.
Geralmente a urtiga não é muito bem-vinda nos campos, trata-se de uma infestante que prolifera com muita facilidade e causa irritação e urticaria quando tocada sem luvas ou outro tipo de protecção. 
Recentemente descobri que a urtiga tem um enorme potencial, é uma amiga da agricultura biológica. é um excelente fertilizante.

Podemos utilizar a urtiga de diversas formas:
-  como adubação em verde, isto é enterrá-la na terra ainda verde, devemos de ter cuidado e verificar se não tem as sementes já desenvolvidas pois se isso acontecer pode causar problemas no futuro pois as sementes germinarão e teremos a nossa terra infestada de urtigas.

- como fertirrigação, cortam-se algumas urtigas deitam-se num recipiente, enchemos com água e deixamos, como que a macerar, durante alguns dias. 

A água ficará com um cheio muito desagradável, quase fétido. Passados três ou quatro dias usamos essa água, directamente ou diluída  devemos de ter em conta  a quantidade de urtigas utilizadas. 
As urtigas colocadas na água podem ser enterradas, incorporadas no solo enriquecendo-o com muitos nutrientes.

Desta forma estamos a regar e fertilizar as nossas culturas. Simples, barato e acima de tudo natural, amigo do ambiente.




3 comentários:

  1. olha uma coisa que não sabia, estamos sempre a apender

    ResponderEliminar
  2. E na sopa? Sopa de urtigas é mesmo muito bom

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Parabéns pelo blog...vou segui.
    Relativamente ás urtigas costumo colocá-las no compostor...sempre enriquece o composto com azoto.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar