15 de maio de 2013

Nêsperas

Muitas pessoas têm mostrado curiosidade relativamente às sementes das nêsperas e à forma como se podem semear.
Nêsperas ou Magnórios

Devemos colher as sementes retiradas do interior do fruto. Pode-se semear de imediato em terra ou substrato, não é necessário ter muitos cuidados. Pode-se de igual forma guardar e semear no final do Inverno seguinte.
Como é do conhecimento geralmente as nespereiras necessitam de estar acompanhadas, isto é, temos de ter quase sempre duas ou mais devido a questões relacionadas com a polinização.
Antes de se comer deve-se retirar a casca

Sei que há já muitas plantas que produzem mesmo estando sozinhas. Eu tenho uma que está sozinha e nunca deu. Tenho duas juntas e criam flor e pequenos frutos, contudo os Invernos rigorosos e as Primaveras frias têm comprometido o crescimento dos frutos. Tenho também uma outra nespereira que estando sozinha todos os anos cria um ou outro fruto, não vingam mais pois está num terreno muito frio e as geadas têm feito muitos estragos. 

O interior da nêspera costuma ter três sementes

Por aqui crê-se que quando se retiram as sementes, se semearmos a semente do meio a nespereira não necessita de companhia e se for plantada num local ameno, ela frutificará facilmente


                                                  

28 comentários:

  1. Mas posso plantar ela em vasos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode plantar em vasos. Pode seguir as técnicas dos Bonsai, se for caso disso ou então plantar normalmente. Há sempre o problema da fecundação/polinização, que requer a proximidade entre duas árvores uma masculina e outra feminina. Sei que há já no mercado plantas manipuladas que não precisam de estar acompanhadas, quanto a sementes não sei. Mas pode plantar ou semear pois elas vingarão, a incógnita é saber se frutificarão. Nada como tentar.

      Boa Sorte
      Cump. P. Tomaz

      Eliminar
    2. Antes de mais parbéns pela página!

      Tem alguma sugestão "não química" para aquele fungo que deixa as nésperas pretas?

      Eliminar
    3. olá Matilde, obrigada pelas suas palavras. Há colegas que usam nos citrinos uma solução de água com sabão ou líquido da louça, não sei se será o mesmo fungo, pois eu por aqui nunca via. Mas muita atenção pois o liquido da louça quando usada numa grande concentração deixa de "lavar" e queima, tal qual o pior herbicida, há mesmo quem o utilize para combater infestantes como ervas diversas e até silvas. Lamento não poder ser mais útil, boa sorte com as suas nêsperas,
      Cump. P. Tomaz

      Eliminar
  2. Não é preciso deixar secar as sementes?

    ResponderEliminar
  3. Mais um que não sabe o que publicou, ainda não percebi que com tanta informação na net, não saibam estes pecadores o nome correcto desta fruta que não é nem se chama nêspera, mas sim magnório que vem de uma magnoeira, cambada de burros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chamar de burros a quem quer que seja, não mais é que "burrice", tendo em conta a sabedoria dos outros, e seus regionalismos. Vejamos:
      Nêspera e magnório são vocábulos sinó[ô]nimos da linguagem comum. Não correspondem a designações botânicas distintivas. A diferença está relacionada apenas com a história destes vocábulos.

      Nêspera provém do vocábulo grego méspilos, que transitou para o latim culto como nespila, que devemos ler como /néspila/ e chegou ao latim vulgar como nespira/néspira/. Na língua portuguesa tomou forma a(c)tual.

      Magnório deve ser proveniente do nome do botânico francês Magnol, que deu o nome de magnólia à árvore de onde provêm os magnólios ou magnórios.

      Os dicionaristas consideram o magnório um regionalismo minhoto, e têm nêspera como o vocábulo comum ao resto do país.
      Para ser-mos mais coerentes com nossos comentários, devemos em primeiro lugar, não nos escondermos no anonimato, porque todos temos nome e é com esse que devemos fazer comentários, principalmente quando não somos senhores da razão e ofendemos terceiros que não conhecemos.
      Tenham um bom dia.

      Eliminar
    2. Só mais um aparte; Em partes de S. Miguel, Açores, esse fruto tem o nome de Móquenas, por burrice ou por regionalismo?

      Eliminar
    3. Muito Obrigada Julio Gomes pelas suas sábias palavras e contributo para este meu passatempo.

      Cumprimentos

      ps. como sabe eu poderia eliminar tal comentário, mas acredito na liberdade de expressão ainda que se trate de um comentário abusivo e rude, mas cada um é como cada qual

      Ptomaz

      Eliminar
    4. Tambem não precisa estragar tanta palha, né ?

      Eliminar
    5. Tambem não precisa estragar tanta palha, né ?

      Eliminar
  4. é verdade há sempre um burro armado em doutor! neste caso anónimo como eu, para que não haja enganos refiro-me aos senhor burro anónimo que chamou burro aos outros .

    ResponderEliminar
  5. Bom dia! Precisava de uma informação sobre como colher nesperas, os galhos estão muito altos, e no local não tenho como colocar escada.
    Agradeço desde de já.
    Cris Legat

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode sempre utilizar uma garrafa vazia de água ou de sumo de plástico ou pet cortada , como se fosse um funil, segura num grande pau e assim coloca o fruto no seu interior e vai rodando ou mexendo até que se soltem.Espero ter ajudado, boas colheitas.

      Eliminar
    2. Pode também beber um red bull, neste caso ganha asas e é só colher os frutos

      Eliminar
  6. Boa tarde,

    Tenho duas sementes em agua que estão agora a mostrar raizes e está a erguer-se sobre as duas emtades agora ebrtas uma "folha ". Como planto agora estas duas sementes?

    Em terra num vaso primeiro? até crescer uns palmos e depois passarei para terra no solo? Vivo na cidade por isso terei para já que as plantar em um vaso.

    Fico a aguardar os vosso comentarios.

    Atenciosamente,

    Sofia

    ResponderEliminar
  7. Na minha terra Lisboa que por acaso é a capital de Portugal inteiro sempre se chamaram nêsperas e vão sempre ter esse nome por muitos anos e "burros" Sr(a). Anónimo(a), è não saber que em diferentes partes do país cada terra tem a sua propria tradição e diferentes maneiras e palavras!
    Maybe you shouldn't open you mouth before you think!!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Quantos anos demora a dar frutos?

    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  10. Também gostaria de saber quanto tempo demora a dar os frutos.

    ResponderEliminar
  11. Alguém sabe se posso consumir o caroço já cozido da nêspera?

    ResponderEliminar
  12. Quanto tempo devo esperar para plantar as sementes? Qual O tempo de secagem em sombra? Prévia estratificar a frio? Existe uma técnica e um solo próprio ou posso plantar direto na terra vermelha?

    ResponderEliminar
  13. Vivo na Bélgica, a alguns quilómetros de Bruxelas e ofereceram-me uma nespereira criada em vaso a partir de um caroço. Já a plantei na terra, em situação abrigada e soalheira, mas duvido que venha a frutificar, já que a polinização e o crescimento dos frutos ocorrem no fim do Outono e durante o Inverno, respectivamente. Para além de que é exemplar único no meu quintal e seguramente nas redondezas e como não sei se é masculino ou feminino, não posso sequer plantar outro exemplar para a "acasalar" . A nespereira é porém uma árvore tão decorativa que os frutos seriam mesmo só um bónus.

    ResponderEliminar
  14. Mas a minha pergunta mesmo é se as nespereiras podem dar fruto em regiões com invernos moderadamente frios e húmidos...As figueiras, por exemplo, crescem sem problemas e frutificam, desde que plantadas em situação abrigada e bem exposta.

    ResponderEliminar
  15. porque é que as minhas nêsperas ao crescer ficam sempre pretas?

    ResponderEliminar
  16. Tenho varias nespereiras a produzirem, foram adquiridas em garden centers e já vêm enxertadas. Ao fim de 3 anos estão a dar frutos, enquanto as que se obtêm de sementes demoram cerca de 4 a 5 anos para começarem a dar fruto. A melhor situação é plantar um marmeleiro e depois enxertá-lo em nespereira de boa qualidade.

    ResponderEliminar
  17. Tenho uma nespereira que plantei de semente a cerca de 20 anos.... a mesma nunca deu frutos até que nos últimos três anos começou a dar nêsperas que até deita as ramas ao chão... impressionante

    ResponderEliminar