27 de junho de 2013

Couve Portuguesa

 A tradição faz com que no Natal dos portugueses não falte à mesa o bacalhau com todos, onde se não pode dispensar a bela couve, couve portuguesa, também conhecida como couve de cortar, aqui na minha região.

Há diversas variedades de couve portuguesa, couve pão-de-açúcar, troncha,  penca, entre muitas outras, variando essencialmente a cor e textura das folhas.

Para que haja couve na mesa de consoada é preciso que estas sejam semeadas em alfobre entre os meses de Maio e Junho.

As minha couves foram semeadas na segunda semana de Junho e cá estão elas, semeei de duas variedades, penca da Póvoa e Troncha, conseguimos ver que umas têm  um tom mais verde escuro que as outras mais claras, tipo amarelas.
25/06/2013
Há certos cuidados a ter com o alfobre, não devemos de regar em demasia, nem quando está muito calor, pois isso favorece o aparecimento de diversas doenças, potra e a criação de larvas na raiz que acabam por matar a couve.

Os grandes inimigos destas couves, nesta fase, são os caracóis, lesmos, melros e outros pássaros, as formigas e o pulgão.

Da forma com têm crescido dentro de duas a três semanas tenho de ir arralar as minhas couve, fazendo já algumas plantações.

Sem comentários:

Enviar um comentário