11 de junho de 2013

Tratamento da batata e do feijão

 Ontem, dias 10 de Junho, apesar de ser feriado, dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, tive de fazer uma intervenção de emergência na minha horta.
Batatas tratadas com fungicida 10/06/2013
O frio que se tem feito sentir nos últimos dias e a chuva fizeram com que começassem a surgir pequenos focos de míldio nas batatas. Os feijões também não ficaram imunes e também foram afectados. O míldio não me preocupou tanto mas sim o ataque desmesurado de formigas minúsculas, o chamado formigo da horta.


Os tratamentos contra o míldio devem ser sempre preventivos, mas como não sou muito apologista do uso de produtos fitofarmacêuticos, tenho tendência a não seguir os avisos agrícolas.

Para combater o formigo deve-se usar um insecticida.

O míldio é um fungo que vai atacando a batateira e que se não for combatido a tempo, com um fungicida poderá levar à morte da planta e pode contaminar todo o batatal.

Batatas tratadas com fungicida 10/06/2013
 Para tratar os feijões, após analisar cuidadosamente os rótulos dos produtos fitofarmacêuticos, usei simultaneamente o fungicida e o insecticida.
Feijocas rasteiras 10/06/2013

Feijocas com focos de formigo

Feijocas

Feijões de vagem rasteiros
 Para fazer os tratamentos utilizei o velhinho atomizador, a gasolina, lá de casa, que terá certamente mais de 30 anos.

Cuidados a ter:

Respeitar sempre as indicações do rótulo da embalagem;
Usar equipamento de Protecção Individual,:luvas, óculos, máscara facial, protector de ouvidos, fato apropriado, botas de borracha e chapéu.
Respeitar os intervalos de segurança entre as várias aplicações dos produtos e a sua colheita e consumo.
Respeitar e seguir as indicações relativas à dosagem e concentração.
Fazer a calda em locais afastados de linhas de água, furos e outras captações.
Recolher as embalagens vazias e entregar no local onde foram compradas para serem devidamente tratadas.





1 comentário:

  1. Sou um simples curioso de horta onde tenho arvores de fruta e batatas entre outras plantas....quanto ás doenças eu tenho para dizer que a um simples curioso a coisa parece impossibel no que toca a míldio, gafe, pedrado, etc etc----contudo para um simples , eu acho que as arvores devem ser sachadas de modo a enterrar a camada superficial no fim da ivernação e desinfetadas com calda cúprica, nada mais . depois da alimpa com os frutos, já bem visíveis, devemos aplicar um insetici da para que os piolhos não ataquem e os frutos se desenvolvam normalmente--regar sobe a copa se necessario .

    ResponderEliminar