30 de novembro de 2013

Jabardeira ou Jilbardeira, a Vassoura Low Cost dos jardineiros


No dia de ontem, 29/11/2012, continuamos a saga da apanha da azeitona, Na parte da tarde fomos até ao Bacelo, um dos lugares mais bonitos da minha aldeia. Um lugar solarengo, cheio de carvalhos, urzes, oliveiras, uma típica paisagem mediterrânica, onde o Homem pouco tem intervido nos últimos tempos.

Nesta visita ao Bacelo reencontrei uma planta, a Jabardeira/Jilbardeira, também conhecida como erva dos vasculhos, brusca, murta espinhosa, etc. Em alguns locais chega a formar pequenos arbustos, não é muito alta atinge mais ou menos uma altura de 60 a 70 cm e poderá ser uma prima do azevinho, tem as folhas espinhosas e no outono/inverno desenvolve umas bolinhas vermelhas muito parecidas com as o azevinho, é destas sementes que provêem as suas sementes.


É frequente nos meios rurais colherem-se alguns ramos de Jabardeira e fazerem-se com eles vassouras, para varrer as ruas, as calçadas e as eiras, pois é um material resistente, ecológico, disponível e barato.

Recordo-me de ver desde sempre os jardineiros a usarem estas mesmas vassouras quando varriam os jardins, ainda hoje isso acontece, louvo a preocupação ambiental e o uso do que eu chamo de Vassouras amigas do ambiente e Vassouras Low Cost.

Sem comentários:

Enviar um comentário