22 de fevereiro de 2017

Bonsai - Primeira Tentativa - Romã

Tinha cá pelo jardim um vaso com duas mudas de Romã, o jardim é pequeno e não há espaço para as plantar, daí surgiu uma ideia maluca, porque não tentar fazer uma espécie de Bonsai, sei que não é usual usarem este tipo de plantas, mas eu gosto de desafios e deitei as mãos à obra no Domingo passado.

Comprei este vaso em terracota, custou-me, juntamente com o prato menos de 5€. 

É importante que esteja furado para que possa haver uma boa drenagem.

No fundo do vaso coloquei umas pedras que apanhei no riacho que passa no fundo do jardim, poderia colocar aquelas bolinhas tipo de barro, chamada de leca expandida, mas não quis comprar e coloquei as pedrinhas, claro que fica mais pesado o vaso, mas acho que para a drenagem funcionará bem.



Depois coloquei uma espécie de areão, que também retirei do riacho, que se encontra um pouco assoreado, antes de colocar a terra e o substrato, tudo com vista a uma boa drenagem.

Escolhi a muda maior, confesso que acho que não fiz a melhor opção, pois já tem o troco um pouco mais duro o que dificultará o trabalho na hora de tentar dar forma ao Bonsai, mas uma coisa de cada vez, pois primeiro é preciso que a planta pegue e tenha saúde. 
Limpei as raízes e cortei algumas e podei a planta, depois a tarefa mais fácil plantar, fiz uma mistura com um substrato de compra com alguma terra do vaso onde estava plantada anteriormente.

Tarefa final, foi regar e colocar umas pedrinhas a embelezar o vaso e a fazer pressão na terra.
Esteticamente acho que não ficou nada mal, agora é esperar para ver...

O meu Bem Haja à Dna.Ção pelas romanseiras. 

Sem comentários:

Enviar um comentário